Psicoterapia

Avaliação Psicológica e Psicoterapia: importante que você saiba?

Pois bem. Em poucas palavras diferenciarei aqui a AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, no contexto clínico, da PSICOTERAPIA. A Avaliação se difere da psicoterapia por ser “limitada no tempo”. Avalia-se o “momento” do sujeito mediante o uso de instrumentos, como: Entrevista de Anamnese, Sessões de Escuta e Aplicação de Testes Psicológicos (instrumentos de uso exclusivo do psicólogo), que se subdividem em projetivos(personalidade) e psicométricos (cognitivos), com o objetivo de subsidiar o processo, confirmando ou descartando problemas psicológicos levantados. Ao final de todo o conjunto da avaliação, conclui-se com um laudo, onde se dá o resultado para o paciente. E todo o processo pode durar, em média, de 3 até 8 sessões. Pergunta que não quer calar: mas a avaliação pode ser em um dia de entrevista? Sim, mas nesse caso pode correr o risco de não se obter maiores informações para o processo. Por fim, é importante destacar que a Avaliação Psicológica é uma especialização exclusiva do psicólogo e é um processo, repito, limitado no tempo.

Já, a Psicoterapia, nada mais é do que um tratamento que inicia após a busca desse recurso pelo sujeito, respeitando, obviamente, o seu tempo. É um tratamento que é utilizado pelas diversas abordagens psicológicas: Psicanálise, Terapia cognitivo-comportamental (TCC), Humanista, Gestáltica, dentre outras. Cada uma com sua abordagem, mas sempre no mesmo caminho da busca da qualidade de vida do sujeito. Inclusive, bom deixar claro que, após uma avaliação psicológica, nesta poder-se-á, no laudo, indicar o tratamento. Observando que o médico Psiquiatra também faz Psicoterapia.

Espero ter ajudado e aqui fica meu agradecimento pela interação de vocês. E assim vamos caminhando no objetivo de meu blog CLEUBERPSI.com e de meu #Instagram que é o de “Aproximar você da Psicologia”.

Psicólogo Cleuber Roggia

Categorias:Psicoterapia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s