Agendar consulta

1) Agendamento de consultas no Consultório Físico

  1. Telefone/Wathsapp: (55)99900-6200
  2. E-mail: cleuberpsi@gmail.com
  3. Endereço: Rua Dr Alberto Pasqualini, 111, Sala 1205, Edifício Arquipélago, Centro, Sata Maria-RS

2) Agendamento de consultas no Consultório Virtual

CONSULTAS ONLINE! clique aqui

A seguir, você encontrará todas as informações e direcionamentos para que tenha um atendimento online seguro e ético. Claro que é importante destacar que o atendimento é restrito, muito diferente do presencial. Ou seja: não se trata de um tratamento, mas de consultas que auxiliem você em questões focais. Importante que você leia o texto abaixo da plataforma VITTUDE, a qual faz o link entre você e eu (psicólogo e paciente).

Para quaisquer dúvidas, fale comigo clique aqui.

Psicólogo Cleuber Roggia

 

A RESPEITO DO ATENDIMENTO VIRTUAL 🙂

No Brasil os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância são reconhecidos. No entanto, eles são autorizados desde que sejam pontuais, informativos e focados em um tema proposto. Esses atendimentos, chamados de Orientação Psicológica Online, são regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia. Entende-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais.

Também são autorizados os processos de seleção de pessoal, a aplicação de testes devidamente regulamentados, a supervisão clínica do trabalho de psicólogos, desde que de forma eventual ou complementar ao processo de formação profissional presencial.  Além disso é permitido o atendimento eventual de pacientes em trânsito ou viagem e daqueles que se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

Resumindo, a regulamentação atual permite os atendimentos psicológicos online sejam realizados em uma dificuldade momentânea emocional. E também para pessoas que não conseguem ter acesso a um atendimento presencial. É indicada para casos pontuais como a perda de um emprego, uma briga com um cônjuge, a orientação de pais em relação aos filhos ou esclarecimento de uma dúvida em relação a determinadas situações. Não deve ser utilizada para quadros de transtornos mentais graves, diagnósticos de depressão, esquizofrenia ou transtorno bipolar.

Orientação Psicológica Online

A Orientação Psicológica Online é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP através da resolução 11/2012. Você pode conferir a integra da resolução clicando aqui.

Segundo a resolução acima citada, todo profissional de psicologia que deseje atender seus pacientes através de meios digitais, deve estar devidamente registrado e ativo no Conselho Regional de Psicologia da sua região. Esse psicólogo deve, também, manter um site ativo, com domínio .com.br. A permissão de funcionamento do site tem a duração de 3 anos, renováveis após esse período.

Para que um psicólogo possa atender online existem dois caminhos. Eles precisa ter um site próprio, registrado no conselho de psicologia, devidamente autorizado a atender. Ou o psicólogo pode estar vinculado a uma plataforma que ofereça esse serviço (é o meu caso). Nos dois casos é preciso conferir se a plataforma está autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia. Vide abaixo o selo de autorização da Vittude. Ele pode ser encontrado no rodapé da página: www.vittude.com.br  

selo-cfp

Quais serviços podem ser prestados online?

O Conselho Federal de Psicologia através da resolução 11/2012 reconhece os seguintes serviços:

  1. As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos;
  2. Processos prévios de Seleção de Pessoal;
  3. Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente;
  4. Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma complementar ao processo de sua formação profissional presencial;
  5. Atendimento de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

Para conferir a resolução 11/2012 na íntegra clique aqui

Como funciona o Consultório Virtual da Vittude?

O Consultório Virtual Vittude foi desenvolvido especialmente para atendimentos de saúde. Você pode conversar com seu psicólogo sem sair de casa.  Não é necessário instalar nada no seu computador ou smartphone. O atendimento ocorre através do próprio browser de forma segura, simples e intuitiva.

Confirmação de Consulta

Sempre que um cliente agenda uma consulta online com um Psicólogo Vittude, cliente e psicólogo recebem um e-mail e também uma mensagem via SMS de confirmação. No e-mail são enviados os dados do Psicólogo e do Paciente bem como algumas instruções para a consulta.

  • Você receberá em seu e-mail o link para acesso ao Consultório Virtual 15 minutos antes do horário da consulta.
  • O Consultório Virtual também pode ser acessado através do seu painel na plataforma, basta acessar a sessão “Agendamentos” e então a opção “Futuros”.
  • O link estará disponível entre 15 minutos antes do início da consulta
  • O Consultório Virtual funciona em todos os navegadores e também nos celulares (Android e IOS).
  • Tenha um bom sinal de Wi-Fi.

Câmera e Microfone

Quando acessar a primeira vez o ambiente do Consultório Virtual, certifique-se de realizar o teste prévio da conexão, bem como seus equipamentos de áudio e vídeo.

Captura de tela 2018-03-21 12.17.50IMPORTANTE! Autorize o browser a permitir que a Vittude acesse sua câmera e seu microfone. Escolha a opção “Sempre permitir que htts://app.vittude.com acesse sua câmera e microfone” e depois clique em concluir.

Verifique se o seu microfone está funcionando! Se estiver tudo correto com seu teste, clique em “Iniciar Sessão”.

teste-2

Esse é o ambiente que você encontrará dentro do Consultório Virtual. Você poderá conversar com o seu psicólogo através de vídeo consultas e terá o apoio de um serviço de chat na lateral direita do Consultório Virtual.

monitor mockup.png

Segurança de dados

A transmissão de dados através do Consultório Virtual da Vittude atende os requisitos do HIPAA Compliance (Health Insurance Portability and Accountability Act) que visa proteger a confidencialidade e segurança das informações de saúde.

As principais diretivas do HIPAA Compliance são:

  • Privacidade
    A regra de privacidade estabelece padrões para proteção de registros médicos e outras informações pessoais de saúde. Aplica-se aos prestadores de serviços de saúde que realizam transações por via eletrônica. A regra exige salvaguardas adequadas para proteger a privacidade das informações pessoais e estabelece limites e condições sobre os usos e divulgações que podem ser feitas de tais informações sem a autorização do paciente. A Regra também dá aos pacientes direitos sobre suas informações de saúde, incluindo direitos para examinar e obter uma cópia de seus registros de saúde e solicitar correções.
  • Segurança
    A regra de segurança estabelece padrões para proteção da informação de saúde pessoal eletrônica dos indivíduos criada, recebida, usada ou mantida por uma entidade coberta. Também exige salvaguardas administrativas, físicas e técnicas adequadas para garantir a confidencialidade, integridade e segurança das informações de saúde transmitidas por vias eletrônicas.

ATENÇÃO: plataformas abertas como Skype, hangouts, facetime e whatsapp não são SEGURAS para atendimentos de saúde. Sigilo e privacidade são requisitos essenciais no atendimento psicológico.

Atenda seus pacientes com toda segurança e sigilo exigidos pelo código de ética do Psicólogo. Evite plataformas abertas e inseguras.